Make your own free website on Tripod.com

jnreis_sentado.jpg



Home
DOWNLOAD
Falar de Santa Eugénia
SUA SENHORIA O SENHOR GOVERNADOR CIVIL
José Nogueira dos Reis
Acerca de José Nogueira dos Reis
"CURRICULUM_VITAE"
Estudo despotrtivo
Fotos de Santa Eugénia
J.N.Reis
Fotos do Distrito de Vla-Real
A Minha História
As Páginas Que Visito
EMPRESA AGRICOLA
Contact Me
José Nogueira dos Reis

 

Estudo histórico dos praticantes, modalidades e equipamentos do concelho de Alijó

 

 

 

 

 

Ø     Freguesia de Alijó:

 

 

Sendo Alijó a sede do Concelho foram já e continuam a ser praticadas aqui um grande número de modalidades (e aqui excluímos as modalidades que foram praticadas pela Escola C+S de Alijó), através de várias equipas ou colectividades que já existiram no passado ou que existem neste momento. No presente há uma equipa de futebol de onze o Atlético Clube Alijoense que está na tabela da 2ª Divisão Regional Zona Norte, a Associação de Kung-Fu  actualmente a ministrar aulas desta arte marcial no Complexo das Piscinas Municipais de Alijó e aulas de Aeróbica também nas citadas Piscinas Municipais. No passado houve já a prática das seguintes modalidades: Andebol, Futebol de Sala, Basquetebol e Voleibol (todas elas nas camadas mais jovens e, a grande maioria, masculinos e femininos).

No que diz respeito a equipamentos desportivos temos em Alijó um campo de futebol, um Pavilhão gimnodesportivo, um campo de futebol (de dimensões mais pequenas) na Escola C+S de Alijó e, por fim um polidesportivo a céu aberto na localidade anexa da Granja.

 

 

 

 

Ø     Freguesia do Amieiro:

 

 

Nesta localidade não existem quaisquer equipamentos adequados para a prática desportiva, à excepção de um campo de futebol que também está neste momento pelado e desactivado.

Para além de não haver equipamentos e, tanto quanto recorda o Presidente da Junta de Freguesia (cessante), nunca houve no Amieiro nenhuma associação ou colectividade vocacionada para a prática do desporto nem sequer algum desporto praticado com um mínimo de organização. Mais fomos informados pelo Sr, Presidente que, nem sequer existem nesta Freguesia suficiente número de jovens para a formação de qualquer equipa desportiva.

 

 

 

 

 

Ø     Freguesia de Carlão:

 

 

Não existem, no momento presente em Carlão associações activas para a prática de desporto, nem desportos praticados. No passado existiram os seguintes desportos nesta Freguesia: Atletismo em que houve um grupo de jovens que, sem estarem ligados a nenhum clube ou associação chegaram treinados por um treinador da Freguesia a participar (e a ganhar) provas regionais e Futebol com o G.D.C.R.  de Carlão a jogar durante algum tempo na 2ª Divisão Zona Norte. Este foi o último desporto que se praticou nesta localidade e deixou de existir há mais de cinco anos.

 

 

 

 

Ø     Freguesia de Casal de Loivos:

 

 

Segundo fomos informados pelo Presidente da Junta de Freguesia desta localidade, nunca existiram em Casal de Loivos quaisquer associações de índole desportiva, nem sequer modalidade alguma que tenha sido praticada dentro da Freguesia.

Em relação a equipamentos próprios para a prática de desportos os únicos que podemos encontrar em Casal de Loivos são um campo de futebol e um polidesportivo.

 

 

 

 

Ø     Freguesia do Castedo:

 

Não existe no momento presente qualquer desporto praticado ou associação de índole desportiva nesta Freguesia. No passado já

 

 

 

 

 

 

houve, no entanto, Futebol de onze tanto sénior como júnior, mas ambos acabaram há já bastante tempo.

Um campo de futebol pelado e abandonado há muito tempo é o único equipamento desportivo da Freguesia.

 

 

 

 

Ø     Freguesia de Favaios:

 

 

A par de muitas outras actividades recreativas e culturais já existiu em Favaios uma equipa de Futebol com alguma relevância o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo de Favaios que chegou a figurar na tabela da 2ª Divisão Regional e que teve não só futebol sénior (com alguns atletas inclusivamente semi-profissionais ou mesmo profissionais) mas também camadas mais jovens.

Relativamente a equipamentos o único é o campo de futebol que está equipado também com balneários.

 

Ø     Freguesia de Pegarinhos:

 

 

Esta Freguesia tem um dos únicos dois clubes de futebol que continuam activos no nosso Concelho a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Pegarinhos que presidida pela Presidente da Junta de Freguesia chegou a militar na 1ª Divisão Regional, apesar de ultimamente ter descido para a 2ª.

Para além do respectivo campo de futebol (pelado, mas com balneários), existe também uma pequena piscina onde costumam ir de Verão os jovens daquela Freguesia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ø     Freguesia do Pinhão:

 

 

Esta Vila é um dos casos mais interessantes e bem sucedidos do desporto do nosso Concelho. Assim temos um clube o Clube Pinhoense Douro que possibilita a prática de vários desportos que não são possíveis em mais nenhum outro do nosso Concelho. São praticados nesta associação Caça e Pesca (com atletas federados e sócios), Vela, Raides turísticos (de jipe e moto) e Canoagem, modalidade em que foram organizadas várias provas e em que houveram várias participações em outras.

Através de um protocolo realizado com um instituto de Lamego que consiste num programa de intercâmbio, está neste momento a ministrar aulas de Canoagem no clube uma professora da antiga U.R.S.S. que ensina uma técnica própria e muito pouco vulgar (talvez mesmo inédita) no nosso país.

Para além deste houve também outro clube o Futebol Clube Pinhoense que chegou a estar na 2ª Divisão Regional, mas que está desactivado (segundo informações da ex-Presidente da Junta) há mais de dezoito anos, tendo todo o espólio ficado à guarda da Junta de Freguesia, respectivamente o campo e os balneários anexos a este.

Os equipamentos para a prática desportiva desta Vila são (para além do já mencionado campo de futebol): um polidesportivo com balneários (junto ao rio) e os polidesportivos escolares que para além de servirem o desporto escolar são emprestados sempre que solicitado a outras colectividades ou pessoas.

 

 

 

 

Freguesia da Ribalonga:

 

 

O passado desportivo da Ribalonga é, tal como o presente muito pouco rico, não só em eventos como também em equipamentos. Para além das crianças desta Freguesia que praticam Ginástica (ministrada

 

 

 

 

 

por um professor da Escola C+S de Alijó) numa sala (junto ao campo de futebol) e quase sem condições algumas para o efeito, não existe no momento presente algum outro desporto praticado aqui. Houve, no entanto, há muitos anos atrás, Futebol.

O único equipamento e, por isso mesmo o campo de futebol que é pelado e está desactivado há já bastante tempo.

 

 

 

 

Ø     Freguesia de Santa Eugénia:

 

 

Apesar de no corrente ano e já de algum tempo a esta parte, não haver prática de nenhum desporto em Santa Eugénia, já existiram no passado algumas modalidades nesta Freguesia, a saber: Futebol de onze com o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo a figurar durante algum tempo na tabela da 2ª Divisão Regional Zona Norte, Futebol de sala com organização de vários torneios maioritariamente para os jovens e durante o verão e com várias participações de algumas equipas em competições organizadas em Alijó, no Pavilhão Gimnodesportivo e, por último Atletismo onde chegaram a existir na Freguesia vários atletas que, apesar de não pertencerem ou estarem filiados em clube algum, tiveram várias participações em algumas provas Distritais e Regionais, sem no entanto obterem grandes resultados.

Assim não havendo nenhum desporto actualmente na Freguesia existem no entanto os equipamentos que podem possibilitar a prática de alguns que são: um campo de futebol pelado mas com os respectivos balneários, um polidesportivo a céu aberto que foi cedido ao Grupo Desportivo pela Junta de Freguesia e, por fim, a sede desta mesma colectividade que apesar de não estar equipada convenientemente para actividades desportivas pode por ser bastante ampla possibilitar a prática de vários desportos, para além de estar equipada com mesas de Ténis de mesa e Bilhares.

 

 

 

 

 

 

 

Ø     Freguesia de São Mamede de Ribatua:

 

 

            Neste momento não há desporto algum que se pratique nesta Freguesia, pois todas as equipas que já existiram foram desactivadas, no entanto houveram já na localidade equipas de várias modalidades, algumas até com projecção a nível nacional. Praticou-se Andebol desporto em que uma equipa feminina da Freguesia se sagrou campeã nacional da modalidade, Atletismo, Futebol de onze e finalmente Futebol de sala com várias participações de outras tantas equipas nos torneios de verão, organizados no Pavilhão Gimnodesportivo de Alijó.

         Todas as modalidades aqui descritas foram praticadas debaixo da alçada do Grupo Desportivo e Cultural de São Mamede De Ribatua, colectividade que atravessa agora momentos bastante difíceis e várias incertezas com relação ao futuro serão realizadas brevemente eleições e, se ninguém concorrer para liderar a associação todo o seu espólio reverterá para a Junta de Freguesia que por ele zelará.

         No que toca a equipamentos desportivos existem um campo de futebol e um polidesportivo a céu aberto.

 

 

 

 

Ø     Freguesia de Vale de Mendiz:

 

 

            Em Vale de Mendiz nunca existiu nenhuma associação de índole desportiva nem nenhum desporto praticado. Apesar disto o Centro Social e Cultural de Vale de Mendiz, não sendo uma colectividade vocacionada para a prática de desporto já organizou vários torneios de Futebol de sala.

         Em termos de equipamentos apenas existe um polidesportivo a céu aberto e um campo de futebol.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ø     Freguesia de Vila Chã:

 

 

            Encontramos nesta Freguesia um dos mais activos exemplos do desporto no Concelho. Em Vila Chã a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa, possibilita a prática de Futebol, por outro lado na localidade anexa da Chã, para além de outras actividades sociais, recreativas e culturais, a Associação Cultural e Recreativa assegura a prática de Futebol, não havendo, no entanto um clube organizado. Por fim na aldeia de Carvalho a Associação Cultural, Social e Desportiva, presidida pelo próprio Presidente da Junta de Freguesia é bastante activa e tem já no seu currículo a organização de várias provas de Rally Paper e de Jogos Tradicionais.

         Os equipamentos desportivos que servem esta Freguesia e as respectivas anexas são: campos de futebol em Vila Chã, na Chã (sem sequer marcação) e em Carvalho.

 

 

 

 

Ø     Freguesia de Vila Verde:

 

 

            O desporto nesta Freguesia e no momento presente é praticamente inexistente. Mesmo no passado (e segundo informações cedidas pela Presidente da Junta) nunca houve na Freguesia ou nas anexas equipas organizadas em qualquer desporto (à excepção de pequenas equipas organizadas ad hoc por alturas de festa ou outras ocasiões esporádicas).

         Relativamente a equipamentos, existem os seguintes: campos de futebol (pelados e desactivados) nas localidades de Vila Verde, Perafita, Souto de Escarão e no Freixo. Para além destes que são os únicos que existem actualmente, está a decorrer em Vale de Agodim a construção de mais um campo de futebol.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ø     Freguesia de Vilar de Maçada:

 

 

            Não há no momento actual prática de qualquer desporto nesta Freguesia. No entanto, no passado, existiram aqui várias equipas e modalidades que foram desaparecendo ao longo dos tempos, a saber: Futebol de onze, Atletismo onde chegou a haver alguns atletas da Freguesia que participaram em algumas provas de âmbito regional e por fim Ciclismo. Todas estas modalidades, assim como muitas outras actividades de natureza cultural, recreativa e mesmo social foram possíveis ao abrigo de uma associação o Grupo Artístico, Desportivo e Cultural de Vilar de Maçada que neste momento está já desactivado.

         Relativamente a equipamentos desportivos existem na Freguesia um campo de futebol, um polidesportivo a céu aberto (que está cedido à colectividade pela Junta de Freguesia) e a sede da colectividade.

 

 


 

 

Associações Desportivas

Freguesia

Centro Desportivo, Recreativo e cultural

de Santa Eugénia (D)

Santa Eugénia

Clube Pinhoense Douro

 


Futebol Clube Pinhoense (D)

 

Pinhão

Atlético Clube Alijoense

Alijó

Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Pegarinhos

Pegarinhos

Centro Recreativo e Cultural de Vale de Mendiz (D)

Vale de Mendiz

Associação, Cultural, Desportiva, Recreativa de Vila Chã

 


Associação Cultural e Recreativa da Chã

Associação Socio-Cultural e Desportiva de Carvalho

 

 

Vila Chã

Associação Cultural e Social de São Mamede de Ribatua

São Mamede de Ribatua

Grupo Artístico Desportivo e Cultural

Vilar de Maçada

Centro Recreativo e Cultural de Vila Verde

Vila Verde

Grupo Desportivo Cultural e Recreativo de Favaios

Favaios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* (D) - Desactivado

 


 É necessário ainda ver (o mais rapidamente possível) se consigo pela última vez apanhar o Sr. João prof. De Kung-Fu nas Piscinas Municipais (ou na oficina) para lhe perguntar como se chama a associação e o que faz.

 Verificar o nome do clube de futebol que terá existido em Carlão ( e a Divisão em que chegaram a andar)

Segundo informações da Presidente da Junta.

 Verificar se de facto este nome da Associação de Pegarinhos está correcto (uma vez que foi dada por jovens da Freguesia, porque a Presidente da Junta [e do clube, simultaneamente.